segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ouro Branco: Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária fazem esclarecimentos sobre Maus tratos com animais

Nossa Equipe de Vigilância Sanitária tem sido procurada rotineiramente, por populares, para denunciarem sobre maus tratos com animais, em especial cachorros.
A Secretaria de Saúde está iniciando um ciclo de ações educativas com relação a esta situação, pois os casos estão se tornando cada vez mais graves. Alguns casos contatados são de animais que levaram tiros de armas de fogo, lesões por foices, facas e até fogo.  
Assim inicialmente queremos deixar claro que assim como quem agride pessoas sofrem penas perante a Lei, quem agride e/ou mata animais também estão sujeitos a punições severas. Portanto, estaremos atentos a estas situações e que quando constatados iremos encaminhar os casos aos setores competentes como o Ministério Público.
“Lei de Crimes Ambientais
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: ... Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Violência física é algo inconcebível, em especial a seres que não têm condição de se defenderem, como no caso de animais de pequeno porte (gato e cachorros) As agressões aqui em nossa comunidade são das mais variadas, e por motivos até absurdos, que por ética profissional não estaremos expondo aqui. Porém enquanto gestão publica em saúde é preciso intervirmos urgente, e nosso primeiro passo é a educação em saúde com este tema: “maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime e existe punição para o agressor”.
Para êxito de nossas ações precisamos do apoio e cooperação de toda a população, pois assim como nós seres humanos não gostamos de sermos maltratados, os animais também sofrem, e precisam dos cuidados de quem entende o real valor da vida, que somos nós classificados enquanto  racionais.
Luciana Azevedo
Secretária de Saúde. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Em ouro branco todo mundo conhece quem bota veneno prós animais só fica calados, em tmb gente que trás animais da zona rural pra soltar na rua e vice-versa, tem que acontecer um mutirão de castração desses animais de rua, ou então essa população tende a crescer e os maltrata tmb

Anônimo disse...

EU CONCORDO COM ESTA "PREOCUPAÇÃO" QUE ESTE PESSOAL TEM COM OS ANIMAIS,PRINCIPALMENTE COM OS CÃES E OS GATOS VADIOS QUE PERAMBULAM DIARIAMENTE PELAS RUAS,E PELAS NOSSAS RESIDÊNCIAS.SÓ ESQUECERAM DE FALAR QUAL SERIA A PROVIDÊNCIA QUE O CIDADÃO OU CIDADÃ DEVE TOMAR QUANDO UM REBANHO DE GATO CORRENDO ATRÁS DE UMA GATA NO CIO,DESTROI O TELHADO DE UMA CASA,OU QUE FAZER COM UM BANDO DE CACHORRO DE SOSSEGO DAS FAMÍLIAS TANTO DURANTE O DIA,OU PRINCIPALMENTE DURANTE A NOITE,CERTO?
ENTÃO É ISSO, MALTRATAR ANIMAIS É CRIME PREVISTO NESTA BELA LEI BRASILEIRA,ASSIM COMO CUIDAR DE ANIMAIS VADIOS É OBRIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL QUE DEVE ACIONAR OS RESPONSÁVEIS DOS ORGÃOS COMPETENTES!
E PRA FINALIZAR DIZER QUE PRA SE TER UM MÍNIMO DE TRANSPARÊNCIA FALTOU DIVULGAR OS NÚMEROS DE CONTATOS PARA QUE AS PESSOAS PREJUDICADAS POSSAM ACIONAR A QUEM DE DIREITO!