segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ouro Branco: Prefeita nomeia condenada por improbidade administrativa para sua equipe

A prefeita de Ouro Branco, Fátima Silva (PT), importou metade de seus secretários de outras cidades. Mas sua última importação, uma jardinense para assumir a Secretaria de Administração e Planejamento da prefeitura, pode levá-la mais uma vez a se explicar no Ministério Público. A secretária, Joseane Silva de Azevedo, que é de Jardim do Seridó, é proibida de contratar com orgãos públicos desde 12/09/2017 até 2020. Na época da nomeação, Fátima Silva fez muita propaganda da Secretária, que viria para mudar a administração de Ouro Branco, e chegou a divulgar o currículo dela no portal oficial da Prefeitura. A jardinense substituiu o ourobranquense Francisco Segundo, em 2019.

Certidão de trânsito em julgado confirma que a condenação à jardinense, por improbidade administrativa, é definitiva, e ocorreu dentro da Ação Civil de Improbidade Administrativa 0800414-75.2015.4.05.8402, na Justiça Federal, por fraude em licitações na gestão de Jocimar Dantas. Os dados são do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade e pode ser acessado por qualquer pessoa. A situação pode impedi-la de assumir o cargo público de livre nomeação que Fátima Silva lhe deu, de acordo com o artigo 66 da Lei Orgânica de Ouro Branco. A própria Prefeita também esteve nessa lista de gestores improbos do CNJ.

A oposição sempre criticou a dificuldade que Fátima Silva tem em acreditar no capital humano da cidade de Ouro Branco, onde foi eleita em 2013, e que ela promove uma política de "forasteirização" desde o início de seu mandato. A revelação da situação da secretária surge em meio à forte defesa de apoiadores da gestão, para Fátima Silva contratar gente de fora da cidade. O caso atinge em cheio o argumento situacionista.

Em tempos, Fátima Silva já nomeou sabendo, ou vai dizer que é inocente e foi iludida? É somente uma pergunta.

Confira: http://www.cnj.jus.br/improbidade_adm/visualizar_processo.php?seq_processo=54748

Nenhum comentário: