sexta-feira, 19 de junho de 2020

Ouro Branco: Fakenews faz Ministério Público Eleitoral expedir recomendação

Em Ouro Branco, a campanha eleitoral, ainda nas preliminares, parece ganhar contorno de judicialização. O primeiro caso foi um veículo de imprensa local, que já levou a primeira repreensão por descumprimento de lei eleitoral. O blog Ouro Branco Seridó News divulgou suposto resultado de pesquisa inexistente, o que lhe valeu o péssimo título de publicador oficial de fakenews. O blog é alinhado ao sistema governista da prefeita Fátima Silva.

Na recomendação 196865/2020, o Ministério Público Eleitoral exigiu retratação do blog, sob risco de medidas judiciais. O próprio blog teve que fazer uma nota reconhecendo que gerou e divulgou fakenews, qualificação que virou chacota na cidade. A recomendação foi deflagrada na Notícia de Fato 099.2020.000169, a partir de denúncia de popular. 

Mas o que chamou atenção foi o total silêncio do sistema de Fátima Silva sobre a divulgação de fakenews do blogue local. Nenhum político da base da prefeita fez qualquer comentário sobre o episódio. Na falsa matéria  da pesquisa eleitoral inexistente, o blog divulgou até mesmo que um vereador da base situacionista comentava o resultado da suposta pesquisa, que pode ter que responder também. A matéria foi tirada do ar às pressas.

Veja a nota de retratação que o blogue foi obrigado a publicar:



Nenhum comentário: