quinta-feira, 20 de julho de 2017

Operação Impacto será realizado pela 7ª Região Militar nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas

A 7ª Região Militar, por meio do seu Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), realizará, no período de 25 a 27 de julho de 2017, a Operação Impacto, a qual ocorrerá simultaneamente, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

A Operação tem as finalidades de fiscalizar e orientar os eventos desenvolvidos pelos clubes de tiro e atiradores em atividade nesses locais. Além disso, visa incrementar os laços de colaboração e troca de experiências com aquela entidades e seus usuários, com o propósito de ampliar a qualidade dos serviços prestados pelo SisFPC.

Procedimentos tais como a verificação da documentação, das condições de segurança, das ações no trato com os Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e do controle da prática do tiro esportivo são alguns dos aspectos a serem verificados, tudo de acordo com as normas em vigor.

Essa será a primeira operação, desenvolvida de maneira centralizada, com este escopo, e, sendo assim, terá um caráter de orientação técnica, buscando o fortalecimento daquelas entidades de tiro como unidades parceiras na fiscalização de atividades com PCE.

Em razão de os clubes e as federações de tiro serem tratados como entidades parceiras do SisFPC, prestadoras de serviços aos atiradores, usuários do sistema, é que a 7ª Região Militar (7ª RM) vem buscando trabalhar com transparência e correção, de modo a promover mais agilidade e efetividade às ações de fiscalização do Exército, o que incrementa a qualidade do serviço prestado pelo sistema.

Como exemplo do esforço realizado, no âmbito da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) para captação de sugestões e melhoria do atendimento aos usuários, cita-se a criação do Conselho Consultivo do SisFPC, em abril deste ano.

No Conselho encontram-se representantes de diversos segmentos da sociedade envolvidos com Produtos Controlados pelo Exército, incluindo as representações relativas às entidades de tiro, fortalecendo ainda mais o trabalho conjunto que a DFPC vem desenvolvendo, por meio da Nova Governança do Sistema, desde 2015.
A Operação tem a previsão de fiscalizar nos 04 (quatro) Estados cerca de 43 entidades de tiro, incluindo nesse cenário os eventos de competição e práticas de tiro desportivo, ministrar palestras de orientação aos atiradores e interessados, empregando, aproximadamente, 52 militares da Força Terrestre.

O arcabouço legal para o desenvolvimento da atividade de Fiscalização de PCE está previsto no inciso VI, do Art. 21 da Constituição Federal e no Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105).



Nenhum comentário: