quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Governo do Brasil não assina declaração para zerar desmatamento até 2030

 O Brasil não assinou a “Declaração de Nova York sobre Florestas”, documento que foi apresentado na Cúpula do Clima, que acontece nesta terça-feira (23), na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A informação foi confirmada pelo Itamaraty no fim da tarde desta terça-feira.
saiba mais

A declaração prevê reduzir pela metade o desmatamento até 2020 e zerá-lo até 2030. Segundo a ONU, 150 parceiros assinaram o documento, incluindo 28 governos, 35 empresas, 16 grupos indígenas e 45 ONGs e grupos da sociedade civil. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, tinha dito nesta segunda-feira à agência Associated Press que o país não fora “convidado a se engajar no processo de preparação” da declaração. Em vez disso, segundo ela, o país recebeu uma cópia do texto da ONU, que pediu para aprová-lo sem a permissão de sugerir qualquer alteração.

“Infelizmente, não fomos consultados. Mas eu acho que é impossível pensar que pode ter uma iniciativa global para florestas sem o Brasil dentro. Não faz sentido”, disse ela nesta segunda. O Itamaraty acrescentou que o documento não é da ONU, mas dos países que o assinaram, e que o texto necessitava de melhorias, por isso o Brasil optou por não assinar. Para o coordenador do Greenpeace, Marcio Astrini, para o Brasil ser um modelo de desenvolvimento sustentável, o governo deveria não apenas ter assinado a declaração, como ter pressionado para que o documento fosse ainda mais ousado.

“Temos uma meta mais ousada, de zerar o desmatamento até 2020. O que não quer dizer que achamos esse acordo ruim. É uma medida que propõe a redução do desmatamento e toda proposta de redução é bem-vinda”, diz Astrini. Ele observa que só o fato de esse documento ter sido elaborado e que alguns países tenham se comprometido a cumpri-lo e ajudar com recursos financeiros já é um progresso. “Já é um bom passo, mas precisa de muito mais do que isso. Normalmente, essas cúpulas são muito tímidas e apresentam propostas aquém do que se necessita.”

Sobre a não adesão do Brasil ao documento, o conselheiro-sênior de política ambiental do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) Charles McNeill declarou que “houve esforços para chegar às pessoas do governo brasileiro, mas não houve resposta”. “Não havia vontade alguma de excluir o Brasil. É o país mais importante nesta área. Um esforço que envolve o Brasil é muito mais poderoso e impactante do que um que não envolve”, explica McNeill.

Fonte: G1

12 comentários:

Anônimo disse...

Vote no PT!

Anônimo disse...

Essa jamanta só se elege graças aos nossos irmãos nordestinos que vendem suas consciências por qualquer "bolsas" da vida.Que vergonha!!!

Anônimo disse...

É infelizmente a mentalidade da maioria dos nordestinos é muito leiga. Não ver que com esse regime que está, jamais teremos uma saúde de qualidade,uma boa segurança e etc. Acomodados pra mais quatro anos,quem sabe lá quando vão pensar diferente.

Anônimo disse...

vc ta erado seu safado do comentario de sima ela vai ser prizidenta de novo e depois vai colocar lulinha de novo babão de prefeita seu fafarão lulinha vai elegem nosso governado robso faria e a prefetinha de ouro branco vai coitada vai tomar agua quente pra deixar de ser traidora ai ai ai ai ui ui ui ui ui

Anônimo disse...

Os países desenvolvidos arrasaram suas florestas e meio ambiente para alcançar esse desenvolvimento, não assinaram nenhum dos acordos anteriores, agora querem que o Brasil seja responsável pela conservação extrema das matas, sem ganhar nada em troca.....Chega de ser subserviente aos EUA e Europa........Acabou o tempo da dependência!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO!! Não voltem no PT! vamos fazer um brasil sem corrupção.

Anônimo disse...

voces vao ver coisas boas e bonitas en ouro br con fatinha fafa fatinha ela e de deus so penca do lado bon oh cria boa

Anônimo disse...

E uma pena que o brasil escolheu um pessimo caminho e quem paga ea natureza. esse PT esta afundando o brasil. VCS NÃO VER ISSO ?? porfavor minha gente acorda e vamos juntos ajudar a tirar esses politicos corruptos. ABÇS!!

Anônimo disse...

Vote em marina ela é muito boa e a favor do meio ambiente isso ate concordo . agora se ela conseguir a para as grandes construções é melhor ainda as cetenas de filho de ouro branco retorna e vamos fazer a retoma agraria planta um Roçadinho tem muita terra fértil ...

Anônimo disse...

Olhem o progresso...deixar de ser subserviente dos EUA Europa...para ser dependente da Venezuela,Cuba,Bolívia...e vc com certeza vai ser o ministro das relações exteriores!COMUNISTA!!!

Anônimo disse...

agua quente eu acho quer e voce quen vai tomar no inferno canbada se acostome com derota cachora

Anônimo disse...

Eo não gosto de ficar comentando mias venho aqui dizer que eo vou volta em marina silva pq ela e humilde e da prioridade ao meio ambiente. e se vcs quiser um brasil melho sem poluição vamos fazer assim não joguem lixo na rua,plante mais plantas e principalmente nao voltem no PT!