quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Bolsa Família: Frequência escolar bate recorde pelo 3º bimestre seguido

Alunos beneficiados pelo programa Bolsa Família estão mais assíduos em sala de aula. É o que mostra os dados sobre a frequência escolar nos meses de junho e julho.  A taxa de alunos dentro de sala de aula alcançou 91,18%, 12.547.535 estudantes de 6 a 17 anos, de um total de 13.761.259.

Trata-se do 3º bimestre seguido de recorde no acompanhamento da frequência escolar. Em abril e maio, foi registrada a frequência de 89,81% do total de bolsistas. E em fevereiro e março, o índice chegou a 90,31%, o melhor em 12 anos do programa.

Os dados contribuem para ações de combate ao abandono escolar e de irregularidades na concessão do benefício. Caso não seja cumprida a escolar mínima exigida, ao menos 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, as famílias dos bolsistas podem sofrer penalidades que vão desde uma advertência até o cancelamento do benefício.

O Bolsa Família é destinado a famílias com renda mensal de R$ 89 a R$ 178 por pessoa. Um dos requisitos para o benefício do Bolsa Família é estar regularmente na sala de aula. A cada dois meses, as escolas públicas devem registrar a frequência dos estudantes contemplados por meio do Sistema Presença, do Ministério da Educação. Em seguida, as informações são analisadas e encaminhadas ao Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar atualmente programa.


Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário: