terça-feira, 6 de agosto de 2019

Ouro Branco: Professor de Educação Física fala ao blog e diz que a falta de práticas esportivas causa danos a Saúde dos ourobranquenses

Profissional da Educação Física, Roberto Jeferson, relata sobre situação de áreas esportivas de Ouro Branco fechadas para população, e a falta da prática esportiva no município pode cair sobre saúde masculina ourobranquense.

"Essa situação é muito ruim tanto pra o Esporte Lazer quanto para Saúde. Nosso Município tem pouquíssimas opções de lazer, "a pelada" no Estádio Brazão, vem sendo muitas vezes a única opção esportiva para a população masculina ourobranquense, reunindo cerca de 40 homens, duas vezes por semana entre as 16hs e 17:30hs, e no sábado pela manhã com um "treino dos veteranos" das 06hs as 08hs. 

Olhando pelo lado da Saúde, promoção à saúde, sabe-se que essa parcela da população é uma das mais difíceis de se atingir com as intervenções em promoção à saúde, não porque os homens sejam desinteressados, mas sim, uma questão cultural, e o trabalho muitas vezes os exclui. A solução mais viável que vejo pra solucionar o problema, era caracterizar essas atividades como "programa saúde do trabalhador", assim ainda seria um espaço para disseminar informações de saúde a essa parcela da população. Nada mais justo que separar 5 horas semanais de um profissional pra atividades com a população masculina, mas aí entra em outra dificuldade pois a Prefeitura não quer contratar, e convocar um profissional de Educação Física para o NASF". 




Nenhum comentário: