sexta-feira, 12 de junho de 2020

Prefeita que é odontóloga vem tratando o maior especialista em Saúde de Ouro Branco como "político"

A prefeita Fátima Silva ignorou as sugestões técnicas do médico que atende as famílias de Ouro Branco há mais de 50 anos. Hoje vice-prefeito, Dr. Araújo defendeu medidas mais duras para permitir o controle efetivo da pandemia, que vem crescendo em Ouro Branco. Há 20 dias, ele sugeriu barreiras sanitárias e outras ações. Mas, suas sugestões são ignoradas pela prefeita, que o vê nesse momento como político adversário e não como médico conceituado.  
Dr. Araújo comparou Ouro Branco, que tem quase 5 mil habitantes a Itaú, na região do Alto Oeste Potiguar.  Lá foi decretado o isolamento total, após 11 casos do coronavírus, no município que tem quase 6 mil habitantes. Com o encerramento do lockdown, Itaú não teve mais casos confirmados de coronavírus. 

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Tibau, proibiu em quaisquer circunstâncias e enquanto perdurar a pandemia, o acesso de veículos automotores e motocicletas ao município, sem que os seus ocupantes apresentam uma cópia legível do comprovante de residência ou local ou documento equivalente. Os números da Covid-19 em Ouro Branco, de acordo com os registros da Secretaria Municipal da Saúde são 11 casos confirmados, 62 suspeitos, 08 aguardando resultado de exames, 37 descartados, 0 óbitos. 

O município de Touros, na região do Mato Grande adotou também medidas de isolamento social "rígido" na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e tem validade até o dia 22 de junho. A intenção da prefeitura é reduzir a velocidade da propagação do novo coronavírus. De acordo com o novo decreto, haverá um controle "de circulação de pessoas e veículos no espaços e vias públicas"Assim, a população deverá ficar em casa, saindo apenas para serviço essenciais, como supermercados, farmácias e atendimentos de saúde. Entre as medidas para melhorar o isolamento, está o toque de recolher a partir das 22h até às 5h do dia seguinte. A multa em caso de descumprimento é de R$ 300.

No RN, já há decretos de lockdown nas cidades de Itaú, São Paulo do Potengi, Macau, Guamaré e Pendências. O município de  Caraúbas, no Médio Oeste Potiguar foi o último a fazer o decreto.

Nenhum comentário: