A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última
sexta- feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de outubro será
Amarela, com custo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. De
acordo com o informe da Aneel, outubro é um mês de transição entre a
estação seca e o início do período úmido nas principais bacias
hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em agosto e
setembro, a bandeira definida pela Aneel foi a Vermelha Patamar 1.
A Cosern, empresa da Neoenergia, ressalta que mesmo com a volta da
bandeira Amarela definida pela Aneel para outubro o consumidor não pode
relaxar na economia de energia elétrica. Por isso, a concessionária
elaborou uma série de dicas para lhe ajudar a mudar alguns hábitos e
atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e,
claro, reduzir o valor da conta. Confira:
Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se
puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de
eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na
redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais
são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o
uso e minimizar o gasto de energia.
Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome
menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona
assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do
ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora,
por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que
costumam ser mais econômicos.
Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o
aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes
domésticos, ele consome energia elétrica.
Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do
dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em
ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com
janelas amplas e paredes claras.
Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso
“modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há
necessidade de continuar consumindo energia se você não os está
utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver
em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não
compensa o desperdício.
Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo
compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80%
menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas
de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O
reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja
ligado.
Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia
desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à
televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos
modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
Mantenha temperatura agradável do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar
condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável
refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o
termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário