segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

5 métodos comprovados para conseguir guardar dinheiro

Todo mundo já está cansado de saber a importância de se economizar dinheiro, mas não necessariamente sabe como fazer isso na prática. O portal Meu bolso em dia conversou com 5 jovens que aprenderam de diferentes jeitos a guardar uma renda todo mês. Leia as histórias e veja se alguma dessas experiências pode ajudar você também.

1. Transferência mensal automática

A designer educacional Mônica Santos, de 32 anos, que já conseguiu dar entrada em um apartamento com seu método para poupar, aprendeu a importância de guardar dinheiro com a sua mãe, que deu a ela uma poupança logo após seu nascimento. A jovem conta que reserva uma parte do salário desde que conseguiu seu primeiro emprego, como recepcionista de um escritório de contabilidade.

Para se manter fiel à parte do dinheiro que vai para a poupança todo mês, ela diz que, além de sempre buscar orientações e dicas na internet, programa uma transferência automática mensal para alguma aplicação; desse jeito, ela diz que não tem nem tempo de usar esse dinheiro.

Além disso, Mônica desconta o plano de previdência privada direto do salário, para nem considerar a entrada desse valor e garantir sua aposentadoria no futuro.

2. Financiamentos

Bruna Lopes, também de 32 anos, conta que ela e seu marido não são muito disciplinados com dinheiro. A solução que encontraram foi sempre ter uma conta para pagar, por isso investem em financiamentos. Foi desse modo que o casal comprou a casa onde moram e um apartamento em São Paulo. Para eles, a estratégia é antecipar algumas parcelas das dívidas de tempos em tempos.

A profissional de Recursos Humanos aposta também na economia de todo dinheiro extra que recebe, como férias ou 13º salário.

Essa tática é válida para quem sabe controlar o orçamento, pois se comprometer a longo prazo com financiamento imobiliário pode aumentar o risco de inadimplência em caso de imprevistos.

3. Aplicação em fundos
Augusto Rocha, de 26 anos, tira todo mês um percentual entre 15% a 30% do valor líquido de seu salário e transfere para uma aplicação. Em vez de colocar na poupança, ele investe em fundos.

Além do percentual, o engenheiro direciona 5% de seu salário para um plano de previdência que a empresa em que trabalha oferece.

4. Valor anual a ser poupado
Formada em economia, Karini Schiezari, de 25 anos, estipula, todo começo de ano, um valor a ser guardado até dezembro. Deste modo, no mês que não consegue poupar, assume uma dívida com ela mesma para pagar no próximo mês.

Ela conta que procurou um curso online gratuito de finanças para aprender a se organizar e entender onde poderia se controlar.

5. Conta corrente zerada
Luciana Darro, de 25 anos, inclui em sua lista de pagamentos do mês um valor para poupança e transfere, todo dia 1º, uma parte de seu dinheiro para uma aplicação.

Outra estratégia que a administradora costuma adotar é zerar a conta corrente no final do mês. Antes de receber o próximo salário, ela transfere o que sobrou em sua conta para uma aplicação de renda fixa.



2 comentários:

Anônimo disse...

Nem beber . Nao jogar. nao comer bem. Nao fuder. Andar sujo e mal vestido

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk