Em mais de 70% das cidades brasileiras, no mínimo um em
cada quatro alunos cursa o 1º ano do ensino médio com muito atraso.
Eles começam essa etapa com 17 anos em vez de 15, a idade correta. Isso
acontece basicamente porque os jovens repetiram de ano pelo menos duas
vezes ao longo da vida escolar. Os dados mostram também que apenas 1,4%
dos municípios do País tem 90% das crianças na idade certa em todos os
anos da educação fundamental e média.
O resultado vai contra o senso comum de que não se reprova mais nas
escolas públicas brasileiras. Especialistas em educação são contrários à
repetência porque sustentam que ela não melhora a aprendizagem. Além
disso, afirmam, prejudica a autoestima do aluno e é uma das principais
causas de abandono da escola. O ensino médio brasileiro tem evasão
considerada elevada, em torno de 12%.
O estudo inédito foi feito com base no Censo Escolar 2016 pelo
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e pelo
QEdu, dois institutos que pesquisam e divulgam dados educacionais. Foi
tabulada a chamada distorção idade/série de todos os anos do ensino
fundamental e médio – o cálculo inclui apenas alunos com dois anos ou
mais de atraso. A série em que há mais municípios com grande diferença
de idade é o 1.º ano do médio e, em seguida, o 6.º ano.
Fonte: Marcos Dantas
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