quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sítio Pedra Lavrada em Ouro Branco é tema de trabalho aceito na Conferencia da La Tierra 2015 – Fórum Internacional do meio Ambiente



o planeta terra vem a muitos anos sendo explorado pelo homem, e mais recentemente, a partir do século xx, com o crescente desenvolvimento científico e tecnológico, tem sido alvo de preocupação pelo intenso uso e exploração dos recursos naturais. Por isso, diversos estudos sobre a natureza e sua biodiversidade têm sido realizados de forma crescente, entretanto, estes estudos não levam em consideração a relevância da geodiversidade, como os elementos geológicos e geomorfológicos, que são o suporte para a vida na terra. assim, este tem trabalho tem como objetivo principal caracterizar a geodiversidade do sítio arqueológico pedra lavrada, no município de ouro branco, estado do rio grande do norte, tendo em vista a ocorrência de elementos da geodiversidade, como serras, leitos de rios com afloramentos rochosos, com registros de arte rupestre esculpidas nas rochas. para isso, foram realizadas visitas in loco para a identificação geográfica da área, dos elementos geológicos, geomorfológicos, arqueológicos com os registros fotográficos, bem como os elementos bióticos presentes. este trabalho resultou na caracterização dos elementos bióticos e abióticos do ambiente, bem como a delimitação da área de preservação permanente do rio, por está presente os afloramentos rochosos e as pinturas rupestres, apresentando uma rica geodiversidade a ser conservada e valorizada. Dessa forma, este estudo aponta a geodiversidade como potencialidades para o desenvolvimento do geoturismo e consequente geoconservação desse ambiente natural, uma vez que esta atividade pode promover o valor desse lugar e dos seus elementos abióticos e bióticos, bem como a sua conservação, possibilitando o uso turístico, científico e educacional.



O Fórum Internacional do meio Ambiente “Paisagens, solos e biodiversidade: desafios para um bom viver” será realizado na cidade de Santiago do Chile, no período de 09 a 15 de Novembro de 2015, de autoria de Arnóbio Silva de Souza, Mycarla Miria Araújo de Lucena e do Professor do Departamento de Geologia UFRN, Marcos Antônio Leite do Nascimento.



caracterização da geodiversidade de um sítio arqueológico: potencialidades para o geoturismo e geoconservação.

Arnóbio Silva de SouZA, Mestrando em Ciências e Engenharia do

Petróleo – UFRN (PPGCEP) arnobiogeo@gmail.com


Mycarla Míria Araujo de Lucena, Professora da Escola de Ciência e

Tecnologia – UFRN (ECT) mycarlalucena@gmail.com


Marcos Antônio Leite do Nascimento, Professor do Departamento

de Geologia – UFRN (DG) marcos@geologia.ufrn.br







http://www.conferenciadaterra.com

Nenhum comentário: