sábado, 28 de março de 2015

Com quase 7 mil casos suspeitos, RN decreta epidemia de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (27) um decreto que coloca o Rio Grande do Norte em situação de epidemia de dengue. O cenário epidêmico foi decretado pelo secretário Ricardo Lagreca em função do aumento significativo no número de notificações.

Do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados sete casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”.

O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é
www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.


Fonte: globo.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Um aviso para as autoridades de Ouro Branco! Se essa água distribuída pra população pelos carros pipas,tantos os da prefeitura quanto os particulares,continuar sem o mínimo tratamento,vai acontecer um verdadeiro caos com a nossa saúde.Já são vários casos de doenças provocadas por conta dessa omissão(mais uma!)da secretaria de saúde local,principalmente nas nossas crianças e idosos que são menos resistentes! As doenças de pele são as mais frequentes,como coceiras,vermelhidão,pequenos tumores,etc,etc.etc...portanto é bom que a secretaria tome uma providência antes que seja tarde!

Anônimo disse...

É tanto desmantelo,tanta omissão por parte desse desgoverno PTralha que não é brincadeira não.Na saúde então nem se fala,não bastasse o descaso com o lixo que está espalhado por toda cidade,os esgotos a céu aberto quase sempre estourados,enfim, agora surge a informação da invasão dos morcegos as residência!Homi,vcs prometeram durante a campanha que a saúde seria prioridade!Se a bandeira da campanha está desse jeito,vcs imaginem então como não estão os que não eram prioridades!O ETrepórter@cabeção.com.br que era tão preocupado com a saúde de Ouro Branco no passado,hoje só leva o tempo em fazer maquiagem.Mostre o seu valor agora cara,denuncie o que está errado como antigamente,hoje vc PODE!Sim,já ia esquecendo de falar sobre a quantidade de cães e gatos que tomaram de conta da cidade.É tanto carrapato nas calçadas e residências que não é brincadeira.Será que essa saúde que tanto falam na cabugí, não vai tomar nenhuma providência a esse respeito? Ou será que vai ser preciso a população se unir nessa causa que é nobre,diga-se de passagem,e acionar o FANTÁSTICO da rede globo? Pra finalizar eu gostaria de lembrar a essa administração de DOUTORES só uma coisinha: O MORCEGO TRANSMITE A RAIVA HUMANA! JÁ O CARRAPATO EU SEI QUE PROVOCA O MAU TRISTE NOS BOVINOS,OK? NA DÚVIDA NÃO SERIA MELHOR SE PREVENIR? Com a palavra a secretária de saúde local...se é que existe!!!