terça-feira, 14 de outubro de 2014

Polêmica envolvendo água do “Açude do Governo” quase termina em confronto em Ouro Branco


No início da tarde do último sábado (11), um grupo de moradores da zona leste da cidade de Ouro Branco-RN iniciaram um protesto contra a retirada da água para irrigação de capim do “Açude do Governo”, que fica na zona urbana do município.
O ato teve início com a paralisação do motor que puxava água para irrigar uma plantação de capim que fica a poucos metros do local.

Segundo os moradores, muitos deles utilizam daquela água para consumo humano, e acham que o pouco que ainda resta está sendo desperdiçado pelo criador que instalou o motor no local. Para este último, por outro lado, as terras pertencem a familiares, e por isso ele teria todo o direito de retirar da água.

Os moradores queimaram pneus para chamar a atenção da população para o problema, visto o período de estiagem estar afetando a distribuição de água pela CAERN.

Houve bastante discussão entre as partes, e a polícia militar foi chamada. Os soldados orientaram ambos a paralisarem a retirada da água, e procurassem a Justiça para dirimir o conflito, o que fora aceito.
 
O caso é complexo. A polêmica é inevitável. Construído provavelmente ainda na década de 30, o açude serviu por décadas, e serve, ainda hoje, para amenizar a escassez de água em período de seca. Daí o questionamento: o “Açude do Governo” é público ou privado?
 
 
Fonte: Lenilson Azevedo
 

8 comentários:

Anônimo disse...

O açude é publico: mas se as terras onde ele é localisado não foi indenisada. O dono pode usar a água, sem empedir que as outras passoas tambem usem. Claro sem experdiçar-la.

Anônimo disse...

Nós devemos usar a água para nosso consumo não para esperdiçar.lembremos que só no falta água lar em São Paulo não se não economisar vai faltar para nós também vamos ter conciência disso!

Anônimo disse...

O terreno e particular, mas as aguas de TODOS os acudes, represas, e quaisquer reservatorios desse tipo sao considerados publicos e de interesse geral pela constituicao da republica. entao, o dono das terras, embora dono do cercado, nao e dono das aguas que ali se encontram. elas pertencem ao municipio ou a uniao, e todos podem e devem usa-la e zelar pelo seu nao-desperdicio... estao certos os moradores...

Anônimo disse...

Esse palhaço se acha o dono do mundo!Bem feito pessoal,vcs tem mais é que lutar pelos seus direitos!Aliás em Ouro Branco todos sabem como esse pessoal que se diz donos dessas terras conseguiram...e pra quem não sabe:não foi com honestidade não,muito pelo contrário...

Anônimo disse...

Cuidado amigo do quarto comentário, pois esse terreno que vc se refere foi comprado de forma honesta, com o nosso suor,pois não tem nada de desonesto.E o palhaço que vc se refere é uma pessoa muito digna, que só vive do trabalho dele.Ele não quer ser dono do mundo, o que ele é se dar em razão do fruto do trabalho, e para ele chegar lá ele estudou muito.

Núbia Dias disse...

Palhaço não,ele é um homem digno que conseguiu vencer na vida através dos estudos, ele não precisa ficar babando A ou B, pois ele todo concurso que faz passa.E o que ele possui foi adquirido com honestidade.Lembre-se que temos como descobrir quem é você do comentário anterior e aí vc vai provar na justiça o que está dizendo.

Anônimo disse...

Venho em defesa do meu filho, como mãe que sou, e conhecendo o caráter e honestidade dele, posso afirmar que tudo que ele possui foi conseguido com muita luta e honestidade, nunca tive luxo pra dar a meus filhos, mas dei uma coisa muito valiosa que se chama EDUCAÇÃO E DIGNIDADE. Qualquer mãe no meu lugar vai entender meu desabafo. Que DEUS proteja meu filho das más linguás.

Anônimo disse...

As pessoas têm mais é que olhar o que estão defendendo.Em uma de suas falas um dos manifestante dizia: Esse açude sempre foi nosso; se quando diz "nosso" se refere a família dele, o interesse não é publico.Além do mais vereador ao invés de levar picuinhas para câmara deveria levar mais proposta só assim as coisa melhorariam em nossa cidade.