segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Denúncias de abusos contra idosos no RN crescem 300%

 A Delegacia Especializada em Proteção ao Idoso (Depi), em Natal, tem recebido em torno de 280 novos casos mensais de maus tratos e/ou abusos contra idosos. São, em média, 9,3 queixas por dia, metade relativa aos desvios de aposentadorias e benefícios financeiros. Desse total, 10% viraram inquéritos. Segundo dados do “Disque 100”(serviço da Secretaria Nacional de Direitos Humanos) as denúncias de maus tratos cresceram mais de 300% no RN nos últimos três anos.

Figurando entre os dois tipos de crime mais recorrentes na Especializada, o uso indevido de aposentadorias e pensões, bem como a realização de empréstimos em nome de terceiros, é crime previsto em lei, mas amplamente praticado pelo País. O delegado Fábio Fernandes, titular da Depi, conta que, desses casos, cerca de 120 são denúncias feitas diretamente na delegacia, enquanto o restante é originário do “Disque Direitos Humanos”, ou ‘Disque 100’. Há ainda casos que o Ministério Público pede que se investigue, mas o delegado não soube precisar esses números.

 Foto: Emanuel Amaral/TN

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Ouro Branco tem vários casos, inclusive um em especial, envolvendo CONSUMO e TRÁFICO DE DROGAS. isso mesmo. e os vizinhos sabem, mas não denunciam. em breve revelarei mais detalhes

Anônimo disse...

a familia desses idosos estaõ mais preocupados é com salário deles