O
Vaticano nomeou hoje (12) o padre Antônio Carlos Cruz Santos como novo
bispo da Diocese de Caicó. A Diocese estava desde setembro de 2012 sem
um bispo e o padre Ivanoff Pereira atua como administrador diocesano até
a chegada do padre recém nomeado, ainda sem data definida.
O padre Antônio Carlos Cruz Santos, 52 anos, é carioca filho de alagoanos. Durante sua trajetória, atuou nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e durante um ano de estudos para assumir função de mestre de noviços percorreu países da América Latina e Europa.
O atual administrador diocesano de Caicó disse que a população e a própria Diocese foi "pega de surpresa", porque normalmente é enviado comunicado à diocese via Correios, mas a correspondência não chegou. Apesar de ser totalmente desconhecido para o Rio Grande do Norte e a região do Seridó, o padre Ivanoff Pereira diz que a população está feliz, apesar de não conhecê-lo. A diocese soube da nomeação através do site do Vaticano.
A previsão segundo padre Ivanoff, é que o padre Antônio Carlos chegue ao RN e assuma o cargo em maio, mas a data ainda não está definida. "Vou conversar com o pessoal da Diocese de Caicó e vamos conversar sobre a transferência para o Rio Grande do Norte. Até próxima semana devo ter uma confirmação da data, que geralmente é cerca de três meses após a nomeação", disse o padre que ficará à frente da Diocese.
"Chego muito aberto, com a ideia de querer caminhar junto com a Igreja e o povo de Caicó. Todo mundo tem o que aprender e algo a ensinar", afirma padre Antônio Carlos. Ele conta que apesar de ser carioca tem forte ligação com Nordeste, devido à sua família. "Meus pais são de Penedo, no interior de Alagoas, e depois que casaram foram morar no Rio. Cresci lá, mas sempre fui a cada dois ou três anos, à Penedo, onde fui batizado e crismado. Tenho ligação muito forte com o Nordeste", disse. Ele conta ainda que o RN e a Paraíba são os únicos estados do Nordeste que não conhece.
Dos seus 52 anos, padre Antônio Carlos atua há 25 na congregação Missionários do Sagrado Coração de Jesus e há 21 como padre. Foi ordenado e trabalhou na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, depois foi para Contagem, no interior de Minas Gerais, trabalhando durante três anos com estudantes de Teologia. Nos quatro anos seguintes atuou em Belford Roxo, na baixada fluminense.
Em seguida realizou um ano de estudos para assumir função de mestre de noviços, quando esteve na Venezuela, Guatemala, Espanha, em Roma e na França. O cargo foi exercido durante nove anos, sendo quatro em Pirassununga, no interior de São Paulo, e cinco em Itajubá, no interior de MG. Depois de eleito provincial (cargo superior) da congregação que faz parte, foi transferido de volta para o Rio de Janeiro, onde ficou seis meses até a casa provincial ser transferida para Juiz de Fora, em Minas, onde está há um ano e meio.
Fonte: Tribuna do Norte
2 comentários:
Esparavamos um BISPO da região, mas como quem manda é o VATICONO: que venha esse CARIOCA.
Gostei da indicação do novo bispo da diocese de Caicó, esta mafia de padres novos que tem costume não digno com a igreja pensavam que iam continuar mandando nas paroquias,esse chefe diocesano faz muita politica partidaria, esquece a sua função como representante da igreja catolica, graças a deus Dom Antonio vai chegar o mais rapido, pra fazer uma limpeza nestes pessimos infieis que se aproveita da igreja.Esse que está no comando atualmente só sabe fazer politica e nada mais, jogando uns contra outros.Fora vanos renovar com cristo.
Postar um comentário