quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alô prefeita de Ouro Branco, NEPOTISMO À VISTA!


 Súmula vinculante nº 13 Supremo Tribunal Federal – STF

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração  pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante  designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”


Dúvidas mais frequentes sobre NEPOTISMO



1. O que é nepotismo?

A palavra de origem latina servia, na Idade Média, para denominar a autoridade que os sobrinhos ou netos do papa desempenhavam na administração eclesiástica. No serviço público, nepotismo passou a ser sinônimo de favorecimento sistemático à família. O nepotismo acontece quando parentes do agente público ou membro do poder são contratados para empregos temporários, cargos comissionados ou colocados em função gratificada apenas por causa do laço de parentesco.

2. Por que o nepotismo é ruim?

Porque ele vai contra a profissionalização da gestão. Um agente político ou membro de poder não pode avaliar com idoneidade o trabalho de uma pessoa que faz parte de sua família.


3. Nepotismo é crime?
 
Não. Mas quando plenamente comprovada a intenção de dar privilégio a parentes, o agente público ou membro de poder pode ficar sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

4. Quais as sanções para o ato de improbidade administrativa?
 
Conforme determina o artigo 11 da Lei 8.429/92: ressarcimento integral do dano ao erário público, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

5. O que é considerado nepotismo?
 
Toda contratação de parentes até o terceiro grau em linha direta ou colateral, consangüíneo ou afim, salvo algumas exceções. Portanto, o agente político ou membro de poder não pode dar emprego público com cargo de provimento em comissão, dar função gratificada ou contratar temporariamente pessoas ou firmas sem licitação pertencentes a:
·         Esposa ou esposo
·        
Filho(a), neto(a) e bisneto(a)
·        
Pai, mãe, avô, avó, bisavô e bisavó
·        
Irmão, irmã, tio(a) e sobrinho(a)
·        
Parentes da esposa ou esposo: pai, mãe, avô, avó, bisavô, bisavó, filho(a), neto(a), bisneto(a), tio(a), irmão, irmã, sobrinho(a)
·        
Cônjuge do filho(a), neto(a) e bisneto(a)
·        
Cônjuge do tio(a), irmão, irmã e sobrinho(a)

6. Quais são as exceções?
 
Não é considerado nepotismo quando:
·         O parente já é funcionário efetivo (concursado naquele poder - não vale ser cedido de outro).
·        
O funcionário efetivo já exercia uma função gratificada no poder antes do seu parente ser eleito.
·        
No caso de empregos temporários, quando o parente se submeteu a uma seleção prévia.
·        
No caso de empresas de parentes, quando a firma se submeteu a um processo regular de licitação.  
No entanto, em nenhuma hipótese pode haver relação de hierarquia entre o parente e o gestor. Por exemplo, a esposa do prefeito é professora da rede municipal. Ela pode ser diretora de escola, pois ficaria subordinada ao secretário de educação, mas não poderá assumir cargo de secretária enquanto o marido for o gestor.  

7. Parentes de um secretário podem ocupar cargos comissionados em outra secretaria?
 
Não, porque o impedimento é para todo o Poder Executivo e não apenas no âmbito de cada Secretaria.

8. É nepotismo ter parente empregado em outro poder?
 
É, quando há reciprocidade. Por exemplo, o prefeito, vice ou secretários têm parentes empregados como funcionários da Câmara Municipal, e os vereadores, por sua vez, têm familiares com cargos na Prefeitura.
Quando não há reciprocidade, não é nepotismo. Portanto, o familiar do agente público e/ou membro de poder pode ocupar cargo comissionado ou função de confiança, desde que isso não configure uma troca de favores.

9. Para que tipo de função é possível contratar através de cargo comissionado?
 
Apenas funções de chefia, assessoramento ou direção. Quaisquer outros cargos que não tenham estas atribuições devem ser providos por meio de concurso público.

10. Quando termina o prazo para que os agentes políticos e membros de poder exonerem seus parentes?
 
O prazo termina 90 dias a partir do recebimento da recomendação. Como as mesmas foram expedidas no início de setembro, todos os prazos terminam no início de dezembro. No entanto, os gestores terão 10 dias úteis para enviar ao Promotor de Justiça de seu município um ofício informando que medidas foram adotadas, junto com as portarias de exonerações e rescisões de contratos temporários.



FONTE: http://www.mp.pe.gov.br

31 comentários:

Anônimo disse...

Queriam fazer diferente,mas não vão.Pode vir com a mesma desculpinha(agora é nós)é nó uma Ova,não faça diferente não para ver se daqui a 4 anos não pega o becão!E eu vou ser um dos que vai botar um carro de som na rua dizendo assim:ATENÇÃO OS BABÕES!kkkkkkkkkkk....

Joaquim Bueira Av Manoel Correia Centro OB disse...

O Ministerio Publico do serido não esta nem air pra cumpri esta sumula vinculante, 13 nesta nossa região eh de mais parece que os promotores da região agem de comum acordo entre eles,isto eh vergonhoso, por isto e outro casos que o legislativo quer deminui o poder deste poder;Ouro Branco,Acari,J.do Serido,J.de piranhas,Jucurutu,Ipueira,C.dos Dantas,Tenente,Florannia,S.Vicente,etc e varias do RN.

Anônimo disse...

Helber vá criar cabelo nessa sua careca ridícula e deixe a prefeita de ouro branco trabalhar como ela quiser.

Anônimo disse...

TÁ SEM ASSUNTO EM COMPADRE ELBER, SÃO CARGOS DE CONFIANÇA. ESTUDE MAIS POR FAVOR.

Anônimo disse...

Aloooo blogueirozinho desesperadooooo leia essa matéria de um blog realmente sério:http://criticadeouro.blogspot.com.br/2013/01/o-exterminador-de-mentiras-parte-i.html

Anônimo disse...

Élber,um texto pequeno sobre o assunto... Recomendo que leia sobre a matéria.... O interessante mesmo está na página 12, no 2º parágrafo. kkkkkkk

http://www.oab.org.br/editora/revista/revista_07/anexos/sumula_vinculante_nro13.pdf




Anônimo disse...

oxe mas nepotismo q na gestão passada ñ tem !!! vc ñ acha Elber por q será q vc se comoda tanto com a nova gestão em.......

Nova Administração disse...

Calma queridos leitores. Vou explicar.

Primeiro: Não disse que tinha ou tem nepotismo. Está logo à vista.

Segundo: afirmo desde já que não é o irmão da prefeita, pois secretariado pode.

Terceiro: estou ajudando a ter uma sociedade melhor, sem corrupção.

Quarto: Não denunciei nada ao MP. Estou apenas espondo alguma coisa que está para ser anunciada.

Quinto: Tenho total respeito pelo blogueiro Jhonanta Azevedo, li a reportagem e respeito a opinião dele. Mas tentar explicar o inexplicável, que a lei do nepotismo não existe fica difícil, né?

No mas, eu não tô pegando no pé da Doutora, senão, teria mais postagens sobre. Apenas ajudando em alguma irregularidade que ela possa não saber. valeu obg.

Nova Administração disse...

Pôxa, e eu que pensava que minha careca era bonita.

Comentário fora do padrão viu.

Anônimo disse...

Porque não ajudou ao ex prefeito? Quem sabe poderia ter sido diferente...

Anônimo disse...

Confesso, não gosto mt de muido de briga dos outros não, mas, Élber, o comentário da Careca bonita foi foda véi...kkkkkk...

Ri mt tbm com o de "va criar cabelo nessa sua careca"... Foi o comentário mais besta e engraçado q vi no blog....

Amigo de fé disse...

Elber Azevedo, eh por isto que a nossa prefeita esta perdida, pelo o que dar pra sentir nestes comentarios a Sra Prefeita com todo respeito na sua assessoria so tem ingnorantes e analfa do andamento de uma administraçao publica, esses por sinal, pensam que mundo esta parado, coloque na cabeça oca o mundo esta sempre em processo de mundança e transformaçoes, as leis ou a conjuntura de 10 anos atras não er a mesma analfa.Não existiam certas normas que foram adaptadas ou criadas LRF,BOLSA DE TODAS AS MANEIRAS E POR AIR VAI.Coloquem a cabeça pra funcionar.

Anônimo disse...

HELBER VC É UM OTIMO BLOGUEIRO;E COMO UM BOM BLOGUEIRO TENHE O DEVER DE TRAZER NOTICIAS E ESCLARECIMENTO PRA OS CIDADÃOS,PRICIPALMENTE PRA NOSSA CIDADE;PARABENS PELA SUA MATÉRIA E OS QUE NÃO GOSTARAM É POQUE SABEM QUE É O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA CIDADE!MAS OUVIR A VERDADE E TER A CERTEZA DE ESCLARECIMENTOS CORRETOS ENCOMODA QUEM PRATICA O ERRADO.CONTINUE SENDO QUEM VC É E O MELHOR BLOGUEIRO DESTA PEQUENA CIDADE É VC PODE TER A CERTEZA.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk....
É interessante lembrar que qualquer administrador nada mais é do que simples instrumento, representante do povo, por meio do qual os seus direitos e deveres são plenamente buscados e defendidos. Ainda mais pelo que afirma a Lei Suprema do nosso Estado (República Federativa do Brasil) em seu artigo 37, que a administração direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Baseados nesses princípios explícitos para a administração e em outros tantos implícitos que serviram como norteadores para elaboração do Nossa Carta Magna, como a indisponibilidade do interesse público é, que se tem plena certeza de que a administração, qualquer que seja, independente até mesmo de aprovação de parte da população (que às vezes torna-se conivente com tais atos, por não serem verdadeiros cidadãos), não pode simplesmente "apoderar-se" de bens públicos para servirem às suas necessidades ao bel prazer. Ainda de acordo com a LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992, configura ato de improbidade administrativa que causam prejuízo ao Erário, em seu artigo 10, inciso XIII - permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidor público, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. Afirma aindo a artigo 12 da referida Lei: I - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Parece pouco não é, apenas utilização de um simples veículo público para "carregar" um pouco de capim. Mas o que não se admite é despeitar apenas um "pouco" a moralidade administrativa. Ele é ou não cumprida. O que é ainda mais interessante nisso tudo que os blogs ourobranquenses não veicularem tal informação. Onde está a tão buscada imparcialidade. Terá ela sucumbido com uma simples mudança de administração? Apenas mostra quão efêmeros são os preceitos e princípios daqueles que a defendiam nos tempos de outrora.

Anônimo disse...

Calma gente a Doutora tá só começando e já temos nepotismo sim na sua administração, não estou falando de seus secretariados, pois este é um direito que lhe assiste, secretário quando cruza com secretário de uma mesma família , não é considerado nepotismo. Agora, quando os cargos jã são de 2º escalãoe são pessoas de confiança de uma mesma família, como por exemplo, secretário pai e diretora filha aí já se tem o nepotismo, outra o cruzamento de vice diretor sobrinho e outro cargo na assistencia social de um tio esse tb é considerado nepotismo. Portanto, Elder, tem nepotismo sim no governo da doutora.

Anônimo disse...

Cidade suja, População revoltada!
População Ourobranquense reclama do total abandono dos canteiros na Rua Tenente Manoel Cirilo, próximo a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.
Segunda semana após a posse da nova Prefeita de Ouro Branco, e nada de um novo acontece em nosso Município, sem espaço para caminhadas, sem espaço verde e jardim bem conservado em nossa rua; A População encontra-se revoltada com descaso e abandono com a nossa praça.
"Antes era tudo bem verdinho!” O que será que houve? Aqui é um trecho bom, uma avenida boa, muita gente bacana. Essa Praça está precisando urgentemente de cuidado",
"Acho uma situação horrível”. Para nós que somos comerciantes não fica bem ter um ponto de frente a uma porção de entulho. A própria vizinhança é quem coloca lixo. Eu coloco o meu na esquina, junto tudo. Semana passada a caçamba do lixo veio juntar e eu pedi para recolherem, pois estavam tudo espalhado, Disseram que não podiam.
Fui às ruas ver o que ocorreu com canteiros da cidade que, há alguns anos, receberam revitalização. A constatação, hoje, é de triste abandono. Isso ocorre não em vias escondidas da maior parte da população, mas ali mesmo, nos locais de maior movimento de pessoas e carros, às vistas de todos.
Em grande parte dos terrenos pertencentes à Prefeitura estão cheios de mato seco, há lixo jogado em alguns locais, ervas daninhas se apoderando de plantas sadias, nas árvores da praça da rua de baixo que são Tombadas encontra-se cheias cupim e necessitam de cuidados.

Anônimo disse...

Melhor seria não explicar o inesplicável...porque não é coisa criada por blogueiros...são fatos DOUTORES!e contra fatos não ha argumentos...oh,bando de babão!

Anônimo disse...

Parabens blogueiro careca, so faltou a materia do blog de paulinho barra pesada vc colocou os outros blogs no bolso

Anônimo disse...

Parabéns Elber vc é um cara muito responsável e inteligente,pois estar sempre atualizando as sua matérias.Ao contrário de alguns blog paraguay que tem em OB.Será que é porque estar causando inveja até da sua careca?kkkkkkkkkkkkk
Muitas pessoas precisam ficar esclarecidas sobre o Nepotismo,porque é a cara da administração atual.Tem uma casa que tem um vice diretor,2 diretores da mesma casa.E se os babões estiverem preocupados com vc,mande eles comprarem um gato.

Anônimo disse...

Descaso com a População!!
População que mora próximo ao
anel viário. É vergonhoso saber que toda a população de Ouro Branco paga em dia a Taxa de Iluminação Pública e ver uma escuridão em nossas ruas, isso é um absurdo!
todas as secretárias já foram apossadas por pessoas de confiança da Ilustre Prefeita. Porém, já faz três semanas que ninguém faz nada pela população, Cadê o elétricista da Prefeitura Municipal, se não tem chame o concursados para assumir o mesmo.
Agora a população não pode pagar por um serviço que não esta sendo realizado!.Prefeita,Vamos iluminar o Anel Viário.

Anônimo disse...

como ela vai compra lampada se o queridicimo ex prefeito ñ deixou um centavo na prefeitura

Anônimo disse...

Abaixo a taxa de iluminação publica! Promessa do GRANDE vereador Genildo,estamos de olho!

Anônimo disse...

Mas o que acho mais engraçado é que em outros tempos, essas mesmas pessoas que hoje fazem parte da administração atual, eram quem mais criticavam a administração passada, principalmente quando surgiu essa lei do nepotismo. Eram os senhores da verdade, os que queriam o melhor pra sociedade, o justo. Hoje, muito felizes com seus atuais cargos, ninguém mais vê falando do que é certo ou errado. Será que é porque tá tudo certo, ou simplesmente quando se está mamando, nada importa? Pimenta nos olhos dos outros é refresco ne? Repetindo o comentário acima citado, pai diretor, filha diretora... E então, nada a declarar, senhora dona da verdade? É essa a Ouro Branco perfeita pra você? Faz-me rir! É muita gente hipócrita nessa cidade!!

Anônimo disse...

Desrespeito com associedade Ourobranquense!.
já não basta conviver sem médicos em nosso Município?
É lamentavel saber que novamente irei pagar essa Taxa de Iluminação Pública sem usufruir da mesma. Pois a maioria das pessoas que reside na Rua Hermínio gomes em frente a residência de Jorge de Espirro e adjacência estão revoltada com tanto descaso e abandono. todos os postes dessa rua estão sem lâmpadas ha vários dias.
Cadê o eletricista de nosso município, alguém sabe o nome dele?
Cadê o secretário de Obras de nosso Município?
Iluminação Pública é um Direito Básico da população!.
Até quando, teremos que conviver com este descaso, pessoal vamos "brigar" por melhores condições dignas de vida.

Anônimo disse...

AMIGOS,ISSO É O PT"PARTIDO DOS TRAPACEIROS" NÉ? ONDE O PT GOVERNA SÓ TEM MARACUTAIA,ELES SÃO TODOS CEGOS E SURDOS,NÃO VEÊM, NÃO ESCUTAM,MAS, ROUBAM QUE É UMA BELEZA!

Anônimo disse...

A administraçao anterior deixou tudo oraganzado em tanto que o FPM não esta zerado esta entrando dinheiro com força na conta da viuva, olhe os noticiarios se OB não esta sendo beneficiado o homem deixou tudo muito bem oraganizado so errou nobarraco do junior, foi umas das prefeitura que um prefeito entregou a oposiçao com todas as normas de acordo com a lei de responsabilidade fiscal em dia. e Ze fininho.

Anônimo disse...

Cadê médicos p o hospital,cadê dentista,cadê iluminação,cadê o carnaval,a senhora prometeu,ah sim o secretário de cultura é reinaldo,vamos organizem deem seus pulos,a população tá esperando.com certeza vai ter muitas desculpinhas por não ter o carnaval,mais o povo não é besta.O nepotismo tá solto,mas MP vai agir sim,mostre alguma ação no inicio desse governo.Também com uma equipe dessa qualidade q a senhora montou só podia ser um fracasso mesmo.

Anônimo disse...

É!A tubeirada fica bem caladinha!Pq não respondem às perguntas do penúltimo comentário?É muito cacique e pouco índio!KKKKKKKKKK!!!!!!

Anônimo disse...

O interessante é que esse povo que vive de máscaras por causas do mau cheiro dessa recente e má administração, antes só falavam em fiscalizar e agora não aceitam que seu bolg fiscalize. Que isso minha gente, vocês mesmos estão sendo lezados perdendo a oportunidade do emprego prometido na campanha, em função do nepotismo,porque só entra gente da família da Doutouuuooora e vocês lambendo sabão.

Anônimo disse...

olha pessoal essa administração esta começando agora mais ja tem muitas coisas acontecendo . nos estamos de olho , sim sobre o hospital na gestão passada o ditetor não era doutor mais procurava atender o povo muito bem ate o cel,dele ele divulgou na na radio pra o povo saber e era ligado 24 horas porque muitas vezes eu ligava fora de hora e ele me atendia muito bem , agora ninguem sabe o numero do sussesor. vamos coprar agora desses que estão ai,na secretaria de obras tem muitas coisas a ser feita vamos trabalhar gente .

Anônimo disse...

OS BABÃO PROCURAM A PREFEITA E A MESMA SPO DAR NÃO E A DESCULPA É QUE O PREFEITO DEIXOU CONTAS.SE FOSSE POR ISSO NILTON NÃO TINHA TRABALHADO PORQUE O QUE FICOU DE CONTAS PRA PAGAR DE SEU ANTECESSORES.