sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ouro Branco: inquérito investiga gastos com o carnaval 2020

Na cidade de Ouro Branco, todos sabem que a gestão da Prefeita Fátima Silva extinguiu o carnaval na cidade durante os oito anos de mandato da petista. Alguns dizem que a gestora se vinga do povo de Ouro Branco, por ter sido seu primeiro processo judicial uma representação eleitoral que lhe rendeu multa por campanha antecipada na alegoria política que promoveu no carnaval de 2012. Durante os oito anos, os comissionados da gestão esnobaram dos foliões, abandonando a cidade para curtir carnavais da Bahia, de Caicó e região. A própria irmã da Prefeita foi flagrada, somente esse ano, no carnaval de Parelhas.

Sem ter carnaval em Ouro Branco desde 2013, o comparativo de gestões é mais marcante quando os blocos de foliões se lembram dos participativos carnavais públicos que o ex-prefeito Nilton Medeiros promoveu nos seus dois mandatos, e a juventude se deslumbra com as prévias carnavalescas que o empresário Denis Rildon promove nos últimos anos. E essa realidade não tem como ser mudada: os melhores carnavais de Ouro Branco foram feitos por Nilton, até 2012, e Denis, a partir de 2017.

Como um castigo, no primeiro carnaval de Fátima Silva, em 2012, ela foi processada, e no seu último carnaval de 2020, ela pode ser processada também. Por ter gastado mais de R$ 80 mil num carnaval fracassado e pouco participativo, contratando bandas todas de fora da cidade e sem promover nenhuma vantagem ao comércio municipal, a Prefeita terá que se explicar. O Ministério Público de Jardim do Seridó instaurou o Inquérito Civil 099.2020.000074, objetivando "investigar possível uso indevido de dinheiro público, por parte da Prefeita do Município de Ouro Branco/RN, para custear o Carnaval 2020".

O inquérito civil antecede o processo judicial, e pode resultar em mais condenação para a gestora. Clique aqui e confira a portaria de instauração, expedida em 17 de julho. A investigação tem como base denúncia feita por um popular, em 19 de fevereiro, que expõe a insatisfação dos comerciantes e artistas locais por não terem tido espaço no carnaval 2020 de Fátima Silva. A denúncia foi repercutida na imprensa e agora tomou desfecho de investigação. Enquanto isso, os carnavais de Nilton Medeiros e as prévias de Denis Rildon nunca trouxeram problema para ninguém.

Nenhum comentário: