quinta-feira, 19 de abril de 2018

Chupou umbu e está com dor nos dentes?

Famosas no nordeste o umbu e a cajarana são frutas muito gostosas e apreciadas pelos nordestinos. Seja no barzinho ou em casa, degustando a própria fruta, chega um momento em que não dá mais para aguentar a alta sensibilidade que a iguaria provoca nos dentes. Você sabe por que isso acontece?  

A hipersensibilidade dentária provoca dor e incômodo e, para explicar melhor esse fenômeno, o presidente do CROBA(Conselho Regional de Odontologia da Bahia), Dr. Francisco Xavier, Tira suas dúvidas, 

O que é hipersensibilidade dentária?

Hipersensibilidade é uma sensação dolorosa causada pela exposição da dentina que provoca muito desconforto. A dor não é constante, estando sempre oscilando, só sendo percebida quando a pessoa ingere alimentos ou escova os dentes. As cerdas das escovas entram em contato com o dente realizando fricção, ação que produz também incômodo. 

Por que ela ocorre?
 
Ela ocorre pela perda de esmalte e/ou cemento (tecidos que recobrem a dentina), deixando a dentina exposta aos fluidos bucais, alimentos açucarados e ácidos. A teoria mais aceita defende que os fluidos dentinários sofrem deslocamento dentro dos túbulos, comprimindo as terminações nervosas presentes na polpa dentária.

Ela é sintoma de alguma doença mais grave?

A hipersensibilidade pode ser um sinal de que o dente está sofrendo erosão, abrasão ou está acometido pela cárie. Caso não seja tratada o mais breve possível, pode evoluir e causar maiores danos.

Por que quando chupamos umbu ou outros alimentos ácidos ficamos com os dentes mais sensíveis? É por conta de alguma substância presente neles?

Os dentes ficam mais sensíveis quando existe a perda do esmalte e exposição da dentina, e os alimentos ácidos os deixam mais sensíveis em função do seu contato no interior dos canalículos dentinários, levando à sensibilidade. 




Nenhum comentário: