quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra raiva

Para proporcionar imunização contra raiva, a todos os cães e gatos de nosso município, nesta quinta (19 de outubro) e sexta (20 de outubro), serão realizados mais dois dias D, para vacinação de cães e gatos. Estaremos com nossa equipe, ao lado da secretaria de saúde, para realizar a vacinação de seu “melhor amigo”.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal do RN de 2017, segundo dados do Ministério da Saúde, está abaixo do percentual indicado, que é de 80%. Em nosso município não está diferente, ou seja, até o momento foram vacinados apenas 45,98% dos animais (cães e gatos). Precisamos promover saúde juntos – população/gestão pública. A vacina está disponível, só dependemos da vinda dos tutores de cães e gatos. Dirijam-se ao setor de endemias, para vacinar seus animais. Este dado é preocupante, pois a situação epidemiológica da raiva no RN não é boa, ou seja, já tivemos com 16 animais diagnosticados laboratorialmente positivos para essa doença, neste ano de 2017. Assim se faz necessário o empenho da população para vacinar todos os cães e gatos, para evitarmos caso de raiva humana transmitida por cão ou gato. 

Em Ouro Branco, a campanha foi iniciada na segunda quinzena de setembro, com vacinação nas comunidades rurais, e tivemos o dia D em 07 de outubro (em todo o estado). Até o momento, foram  vacinados 332 cães e 176 gatos, num total de 508 animais, sendo que a meta estimada pelo Ministério da Saúde, é que temos em Média 722 animais a serem vacinados. Portanto faltam serem vacinados uma estimativa de 214 animais.   Com o cuidado de proporcionar cobertura vacinal 100%, o Ministério da Saúde prorrogou até 03 de novembro de 2017 a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina no Rio Grande do Norte. Ressaltamos que o dia 03 de novembro será considerado o último dia para finalizar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal do RN de 2017. 

Agradecemos o empenho de todos,Atenciosamente, equipe de endemias e Secretaria de Saúde.

Luciana Azevedo
(Secretária de Saúde)

Nenhum comentário: