segunda-feira, 20 de março de 2017

Milhares de pessoas em Monteiro saudou ex-presidente diante de obra da transposição do São Francisco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu um lugar carregado de simbolismo para lançar de vez sua pré-candidatura à presidência em 2018. O petista reuniu uma multidão neste domingo no sertão da Paraíba em uma espécie de comício para fazer uma “inauguração popular” de um trecho da transposição das águas do rio São Francisco, obra iniciada em 2007 em sua gestão e inaugurada oficialmente por Michel Temer dias atrás. No palanque, ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff, disse que há interessados em impedir que ele se candidate, numa referência velada às ações que responde na Justiça, incluindo as da Operação Lava Jato.

“Vocês sabem o que eles fizeram com a Dilma, vocês sabem o que eles estão tentando fazer comigo. Pois bem. Só queria dar um recado para eles: se eles quiserem brigar comigo, vão ter que brigar nas ruas deste país, para que o povo seja o senhor da razão nesta disputa”, disse Lula, ovacionado na paraibana Monteiro, em discurso transmitido em tempo real por vários sites apoiadores. “Eles peçam a Deus para eu não ser candidato, porque, se eu for, é para ganhar e trazer de volta à alegria deste país”, disse o ex-presidente, que recheou o discurso com memórias da seca e da fome na sua infância, em Pernambuco.

Lula lidera os cenários na disputa para 2018 e é particularmente popular no Nordeste, que viveu anos de crescimento chinês em seu Governo, mas agora também sofre com a recessão e o desemprego. O petista, no entanto, é também o nome que apresenta a maior rejeição, por volta de 50%, o que seria uma dificuldade em caso de segundo turno.

 Apesar do discurso de campanha, o petista fez questão neste domingo de lembrar que ainda é cedo para definição concreta de candidatura. No palco, citou outros nomes aliados e lembrados como presidenciáveis ou vices, como Ciro Gomes (PDT), que também lançou pré-candidatura, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

“Estou à espera de um empresário me denunciar, dizer que tem um real na minha conta. Duvido que algum deles seja melhor ou igual a mim. Duvido”, disse o petista, réu em três ações no âmbito da Operação Lava Jato, acusado de receber vantagens indevidas das empresas do esquema de corrupção da Petrobras. Lula, que nega qualquer irregularidade, ainda responde a duas outras ações. Se for condenado em segunda instância até disputa de 2018, ele ficaria impedido de concorrer pela lei da Ficha Limpa.

Fonte: El Pais/ via Marcos Dantas

7 comentários:

Anônimo disse...

e imprecionante como o nordestino e cego de paixão por esse safado que roubou até não sei quanto e ainda tem gente que diz que ele fez o bolsa familia chamado tambem de bolsa voto isso e uma pontinha do iceberg sem falar do roubo do BNDES E DEU O DINHEIRO PARA PAISES COMO CUBA ANGOLA VENEZUELA ANGOLA PERU GUATEMALA NICARAGUA E SABE LA QUANTOS MAIS BOLSONARO 2018 ABAIXO AO COMUNISMO VIVA A PATRIA BRASIL BRASIL ACIMA DE TUDO DEUS FAMILIA BRASIL

Anônimo disse...

Quantas pessoas idiotas idolatrando esse caba que com seu grupo de terroristas(PT) quebrou o Brasil.

Anônimo disse...

Bom é temer e a coja do psdb e associados que querem tirar os direitos dos trabalhadores

Anônimo disse...



BANDO DE DESPEITADO! LULA ROUBOU... MAS FEZ! PORTANTO...LULA SERÁ PRESIDENTE DO PRESÍDIO FEDERAL DE CORITIBA,NÃO TEM TOME! KKKKKKKK

Anônimo disse...

Brasileiro é assim, tomando no lombo e achando bom. Esses ladrões do PT roubaram milhões, movimentaram trilhões de propinas em benefício próprio e assim dão migalhas principalmente aos NORDESTINOS e esse bando de besta ainda vão atrás desses corruptos, bandidos.

Anônimo disse...

Temer é um aluno de lula. é vice presidente do PT,esqueceu? Aluno de lula não poderia dá em coisa boa.

Anônimo disse...

talvez a estratégia desse povo seja essa! VOTAR NUM LADRÃO CONHECIDO PRA NÃO CORRER O RISCO DE VOTAR NUM DESCONHECIDO LADRÃO.