terça-feira, 19 de maio de 2015

A culpa do abuso é de quem?

Meninas querem ser mulheres. Assim como meninos querem ser homens. Quando somos crianças olhamos para os adultos com admiração. Queremos fazer parte daquele mundo que nos parece tão distante e interessante. Como crescer leva tempo passamos a copiar nossos modelos. Meninas passam a se vestir como adultas, agir como tal, mas suas cabeças continuam sendo de criança. E isso é muito importante de ser lembrado, ainda mais no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Uma menina de 13 ou 14 anos já se parece com uma mulher. Seu corpo já tem curvas, ela tem seios formados, se veste como uma adulta e age como tal. Mas e a cabeça dela, é de adulta? Ela sabe lidar com as coisas como uma mulher? Não. Ela é uma criança brincando de ser gente grande. Ela ainda não consegue tomar decisões como uma mulher. Ela é igualzinha a menina de 4 anos que calça o salto alto da mãe e desfila pela casa de batom borrado.
É claro que a menina adolescente acha que é adulta. Eu achava e aposto que você também. Mas olhando para trás vemos que as coisas não são bem assim. E crianças precisam de proteção. Quem dá a proteção é o adulto. Mas o que fazer quando esse mesmo adulto é o que abusa e explora sexualmente?

Em 2014 foram registradas mais de 24 mil denúncias de violência sexual no país. E nesse número estamos falando de meninos e meninas de todas as idades, dos que são estuprados em casa aos que são prostituídos ou vendidos para o tráfico de pessoas. Em 2011 foram analisados 12 mil casos de estupro e mais da metade das vítimas tinha menos de 13 anos de idade e 15% dos estupros foram cometidos por dois ou mais agressores.
Crianças têm, sim, uma sexualidade latente, mas ela é o primeiro passo da descoberta, ela deve ser vivenciada com pessoas da mesma maturidade, que passam pelos mesmos medos e inseguranças da adolescência. A sexualidade da criança não é a mesma que permeia a vida do adulto e é importante entender isso e denunciar quem age contra.

Uma menina se torna mulher quando ela, legalmente, tem idade para responder por seus atos. Uma menina ou menino não devem se relacionar com adultos. Muito menos sexualmente.
O argumento mais comum é dizer que a criança sabe o que está fazendo, que ela provocou. Crianças brincam, elas não provocam. Aquilo, para ela, é parecer uma adulta, é brincar de faz de conta. Muitas vezes ela nem imagina o próximo passo. E mesmo quando imagina, nem sonha com as marcas que aquilo pode deixar em sua vida exatamente por ser criança.
Quem está apto a tomar decisões adultas é o próprio adulto. E colocar a culpa da violência sexual em uma criança é, além de tudo, extremamente baixo. Adultos devem ser responsabilizados por seus atos judicialmente, crianças ficam de castigo e aprendem com amor. 


Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: