quarta-feira, 27 de maio de 2015

6 dicas para se preparar para um concurso público

  A expectativa para o ano de 2015 é que haja mais concursos públicos do que no ano passado, tanto que em janeiro as seleções já somam mais de 20 mil vagas ofertadas para os brasileiros.

A carreira pública, geralmente, é uma opção para quem procura uma estabilidade profissional, salários mais altos e garantia de aposentadoria para o futuro.
Nestor Távora, coordenador dos cursos para concursos públicos da LFG, afirma que antes de escolher qual carreira pretende seguir, é preciso avaliar se você tem vocação, se o salário agrada e qual é o fluxo da carreira, ou seja, se tem plano de crescimento dentro da organização.  

Depois de verificado tudo isso e escolhido o concurso, é importante se preparar para o prova. Ao contrário do que muitos pensam, as avaliações não são fáceis, sendo que as das áreas jurídicas e da receita federal são as mais complicadas.

Confira algumas dicas:

1- Conhecimento “A única experiência que a gente costuma ter de prova é o vestibular, isso é pouco”, afirma Távora. Por isso, procure conhecer o concurso que você pretende prestar: pegue as provas dos anos anteriores e verifique quais são as etapas (prova objetiva, física, psicotécnica, etc.) e as matérias que caem.

2- Trabalho É interessante verificar se os estudos para a prova podem ser compatibilizados ou não com a sua rotina de trabalho. Se a resposta for não, tente se programar financeiramente para ficar um período desempregado e se dedicar totalmente ao concurso público.

3- Curso preparatório Outra questão a ser resolvida é se você irá estudar por conta própria ou irá fazer um curso preparatório. Independente da escolha, é importante lembrar-se de estabelecer uma rotina, estratégia de estudo e conhecer a prova.

4- Tempo Saiba administrar o seu tempo para não se sobrecarregar. Além dos estudos, também é importante que você tenha tempo para descansar e para atividades de lazer.

5- Estratégia Estabeleça uma estratégia para passar no concurso, ou seja, se organize, seja disciplinado nos estudos e faça um estudo estratégico do que mais cai em prova.

6- Equilíbrio O concurseiro deve encontrar a medida do equilíbrio no estudo das diferentes disciplinas. O ideal é dedicar mais tempo às matérias em que há menos domínio.


Fonte: Yahoo

Um comentário:

Anônimo disse...

ANTES DESTAS DICAS DE COMO SE PREPARAR BEM PARA UM CONCURSO, PODERIAM REDIGIR OUTRA, ESPECIALMENTE ENDEREÇADA A NOSSA PREFEITA COM O TITULO: COMO ELABORAR UM CONCURSO HONESTO.