domingo, 22 de março de 2015

Sargento Galdino fala sobre trabalho e dificuldades da PM em Ouro Branco-RN

Na manhã desse sábado (21), o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Ouro Branco-RN, Sargento Antônio Galdino Filho, foi até a rádio comunitária Manairama FM, no programa Sábado Show, para falar sobre o trabalho da Polícia Militar na cidade.

Além do trabalho ostensivo, o sargento PM se referiu a pontos que vem atrapalhando o serviço. Destacamos alguns pontos:
Fiscalização de Trânsito
Recentemente, o Ministério Público recomendou que a Polícia Militar intensificasse a fiscalização no trânsito local.

O sargento comentou que além da falta de sinalização na cidade, falta sensibilização da população.
Ele afirmou que em dezembro do ano passado fez um cronograma, e devido a diversas dificuldades houve falhas.

O mesmo afirmou ainda que o trabalho já começou, e que o 3º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual é competente para tal, mas que devido as dificuldades também não veio fazê-lo, cabendo à PM local fazer o que está ao seu alcance para melhorar o trânsito, cumprindo a lei, pois não será omisso. Lembrou recentes casos de acidentes, inclusive com vítimas fatais, e destacou que os subordinados devem seguir as orientações do comandante para que o trabalho seja eficaz.

Aos domingos, os policiais estarão a postos na feira livre de 06h às 11h da manhã, controlando o trânsito sobretudo na via principal da cidade, a Avenida Manoel Correia, garantindo a segurança dos feirantes.

Drogas

O sargento Galdino falou que é preocupante a situação das drogas no município, pois crianças, adolescente e jovens vem sendo fisgados pelo tráfico.
Recentemente a PM efetuou duas apreensões de drogas: na primeira, um menor e um maior foram conduzido até Caicó. A segunda, durante patrulhamento da Força Tática em uma estrada vicinal na zona rural.
O comandante PM disse que continuará com as abordagens, mas que espera contar com o apoio da comunidade para chegar àqueles que distribuem as drogas na comunidade.
Lembrou que não cabe à PM efetuar investigações, e sim à Polícia Civil ou Federal, mas que nem por isso deixará de abordar as pessoas que podem estar sendo veículos de transporte e distribuição das drogas na cidade.
 
Escolas

O sargento falou que as escolas, como locais de convívio de crianças, adolescentes e jovens, podem favorecer o tráfico e consumo de drogas.
Lembrou que nos últimos dias a polícia recebeu informação de que um menor estaria armado em uma escola, e que quando se verificou, o menor se evadiu do local.
Em contato com a Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF) e a Escola Estadual Manoel Correia (EEMC), ficou acordado que a PM fará visitas para prevenir desde drogas até ameaças a professores e corpo técnico das escolas, garantindo, assim, a segurança de toda a comunidade escolar
O sargento lembrou do recente caso de menores que furtaram objetos da EEMC, bem como dinheiro de uma ex-professora. Ele pediu para que a população ajude nesse ponto também, pois os pais são os primeiros educadores.
Galdino disse ainda que a prefeita se prontificou em implantar esse ano o PROERD, como forma de promoção de atividades em prol da prevenção às drogas.

Internet

O sargento falou que a “internet deve ser usado para a coletividade, para um bem maior…”. Galdino falou que tem conhecimento de comentários em blogs, que usam do anonimato para desrespeitar o trabalho da polícia.
Segundo o sargento, só se vê em Ouro Branco o desrespeito à Polícia Militar, o que acaba atrapalhando o serviço.
Ele criticou o posicionamento de blogs que se utilizam do anonimato para denegrir, e disse estar se sentindo constrangido. Pediu a proprietários de blogs que não aceitassem comentários anônimos que venham a denegrir a sua imagem, e à imagem da instituição Polícia Militar.
O PM afirmou que aceita críticas construtivas, mas citou um blog pelos comentários anônimos que vem denegrindo a imagem da instituição, e isso vem causando até instabilidade nas relações interpessoais nos membros do destacamento.


Sobre uma recente polêmica envolvendo um convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o qual fora suspenso, o sargento afirmou que o mesmo deve ser assinado em breve.

Referido convênio, dentre outros benefícios, disponibilizava alimentação para os policiais. Galdino falou que de sua parte jamais aceitou que se fizesse distinção entre quem é da cidade e quem não é. Qualquer policial de serviço tem o direito.
O convênio trata também da manutenção de viatura e do destacamento.
Segundo o sargento, o convênio esse mês “foi cortado. Os policiais que moram em Caicó, vão almoçar lá, e aproveitam para abastecer o veículo (…) O trabalho, assim, fica prejudicado“.

Para Galdino, o convênio, assim, faz muita falta. Ele revelou que entrou em contato com a prefeita para que fosse, juntamente também com o delegado de Polícia Civil, Dr Luís Antônio, até a capital do estado, para viabilizar a assinatura dessa importante parceria.

Inclusive o delegado civil não virá mais à cidade devido a esse problema, visto que o mais elementar, que seria a sua alimentação, não é mais disponibilizada: “agora, os ourobranquenses terão que ir até a cidade de Jardim do Seridó, para procedimentos que precisem da Policia Civil”, segundo  sargento, que acrescentou ainda que vários crimes foram elucidados, e a população estava ganhando muito com a presença, semanalmente, do delegado de Polícia Civil na cidade.

Galdino citou também dificuldades com as viaturas, que as vezes sem prestar devido a problemas mecânicos, obrigam os policiais a empurrarem os veículos para poderem atender chamados. Outro problema é o celular, que foi doado, e já não atende à demanda. O crédito muitas vezes é colocado pelos próprios PM’s, que pagam do bolso também serviço de internet, dentre outras dificuldades que a população muitas vezes não sabe, e acaba julgando mal o trabalho da PM.

Apoio da comunidade

O sargento também pediu apoio da população, mas frisou que o trabalho deve começar dentro da própria PM, que deve se unir.
O sargento finalizou a entrevista assegurando que continuará fazendo rondas, e promovendo esse trabalho junto à comunidade.


 Fonte: Lenilson Azevedo

Nenhum comentário: