domingo, 29 de março de 2015

Neste domingo (29), missa de Ramos


Queridos irmãos e irmãs!
 
O Domingo de Ramos é a porta de entrada na SEMANA SANTA. Semana em que somos convidados a pensar o seguinte:
OS JUDEUS, POVO DE JESUS, NÃO O ACEITAM COMO O CRISTO, O UNGIDO DE DEUS.
NÓS, CRISTÃOS "DIZEMOS" ACEITÁ-LO; MAS, REALMENTE, QUEM É JESUS PARA NÓS?
 
UMA FRAUDE, UMA ILUSÃO, UM FRACASSO, OU DE FATO, É O MESSIAS QUE DEVIA VIR E QUE, POR UM AMOR INFINITO, QUIS NOS SALVAR POR SUA MORTE, PREGADO NO LENHO DA CRUZ?  O que pensavam, realmente, em seus corações, aqueles que aclamavam Cristo como Rei de Israel? Certamente tinham a sua ideia própria do Messias, uma ideia do modo como devia agir o Rei prometido pelos profetas e há muito esperado. Não foi por acaso que a multidão em Jerusalém, poucos dias depois, em vez de aclamar Jesus, grita para Pilatos: "Crucifica-o!", enquanto os próprios discípulos e os outros que o tinham visto e ouvido ficam mudos e confusos. Na realidade, a maioria tinha ficado desapontada com o modo escolhido por Jesus para se apresentar como Messias e Rei de Israel. É precisamente aqui que se situa o ponto crucial da festa de hoje.
 
Para você, quem é Jesus de Nazaré? Que ideia você tem do Messias, que ideia você tem de Deus? Esta é uma questão crucial, que não podemos evitar, até porque, precisamente nesta semana, somos chamados a SEGUIR O NOSSO REI QUE ESCOLHE A CRUZ COMO TRONO; somos chamados a seguir um Messias que NÃO NOS GARANTE UMA FELICIDADE TERRENA FÁCIL, MAS A FELICIDADE DO CÉU, NA PRESENÇA DE DEUS.
 
Por isso devemos perguntar-nos: QUAIS SÃO AS NOSSAS REAIS EXPECTATIVAS? Quais são os desejos mais profundos que nos animam a celebrar o Domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa? Que não celebremos confusos nem pelos motivos errados!


Fonte: Paróquia do Divino Espírito Santo

Nenhum comentário: