sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Rio Grande do Norte tem 40 mil ligações clandestinas, estima Caern

 O Rio Grande do Norte tem cerca de 40 mil ligações clandestinas de água. A estimativa é da Companhia de Águas e Esgostos (Caern), que alerta para uma série de problemas causados pela prática popularmente chamada de "gato".

A Caern explica que as ligações irregulares causam desperdício de água e danos ao meio ambiente, além de prejudicar a capacidade da rede, que é projetada para atender a um determinado número de clientes. "As ligações clandestinas comprometem a pressão da água e podem ser uma porta aberta para a contaminação da água que abastece a população", diz a companhia.

A Caern acrescenta que algumas das modalidades “gato” comumente praticadas são a ligação não cadastrada; ligação por conta própria; desvio da medição (by-pass); danificação, violação, retirada do hidrômetro, fornecimento indevido de água e ligações clandestinas nas adutoras.

A recomendação da companhia é que a população denuncie a prática pelo telefone 115. A irregularidade está descrita no Código Penal como crime de furto qualificado, e passível de pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa. Mesmo que a prática tenha sido realizada por terceiros, se as ligações clandestinas forem encontradas no imóvel, o proprietário será o processado, segundo a companhia.


6 comentários:

Anônimo disse...

Que bom! significa que a água que eu pago e não chega até mim, alguém recebe. 2. E, pra CAERN? quando cobra sem disponibilizar a água não tem nenhuma pena?

Anônimo disse...

ouro branco tem muito gato em aguas e energia atenção cosern e caern venha fazer umas aferições em ouro branco tanto nas aguas como nas energias vocês vão pergar gato qu nem prestas

Anônimo disse...

Issa só mostra a organização dessa empresa.
Quero saber quando essa coisa vai ser privatizada prá o consumidor ser pelo menos respeitados.

Anônimo disse...

É o governo da Rosa que seu candidato quer continuar o Robinson Farias, vote 55 para o bem da Caern.

Anônimo disse...

Estamos com Dilma 13 e Henrique 15 para o bem do nosso estado e país.Aqui o homem do baú Silvio Santos com Aecio não tem vez.Dilma jà.

Anônimo disse...

Henrique e Dilma, chega de aventuras,vamos votar pra o bem do Brasil.